– A BILHA projecto de arte

http://abilha-projectodearte.drealentejo.pt/

O projecto A BILHA apareceu no decurso do ano escolar de 2007, porque sou professor no Ensino Básico. Em meados de Outubro foram apresentadas as primeiras propostas para a realização do Projecto em Estremoz.

Na génese da ideia esteve a decoração artística de bilhas de barro com materiais reutilizáveis, tendo por tema “A SERRA E A ÁGUA”. As referências foram o espaço da Serra d`Ossa e as suas águas límpidas que correm nos diversos fontanários espalhados por vales e encostas. A “Lenda da Moira Encantada” pode serviu de mote.

Notas breves

– Este projecto é transversal a todos os anos de escolaridade (do pré-escolar até ao ensino universitário) e a todas as disciplinas incluídas no currículo académico. Não se esgota na disciplina das artes ou suas variantes, mas pode ser incorporada por várias disciplinas ou áreas disciplinares.

– Tem um processo de aprendizagem metodológica que se descreve como projecto “Sem Papéis”, pois é todo ele realizado em função das aprendizagens e interesses dos alunos/formandos/artistas, com base nos programas e currículos funcionais das escolas/agrupamentos/universidades ou centros de formação.

– Funciona como projecto on-line e em formação tendo por base um objecto tradicional e de fácil reconhecimento pelos vários agentes educativos/formativos (alunos, professores e restante comunidade educativa/artística)

– Tem uma forte ligação entre a Escola e o Meio que envolve o ciclo do conhecimento científico e académico, segundo um Plano de redefinição dos aspectos culturais.

– É um projecto artístico criado por mim e com uma vertente internacional. Representou Portugal em 2012, nas Comemorações do Dia de Portugal, Camões e das Comunidades, em New Jersey e New Yorq. No projecto estão diversos artistas representados, a nível nacional e internacional.

– Continuar a actualizar-se…